14 abril 2011

Como investir na bolsa de valores?

0 comentários

A dois caminhos para investir na bolsa de valores, comprar e vender ações, as corretoras são membros da bolsa de valores, credenciadas pelo Banco Central e habilitados a negociar valores mobiliários com exclusividade no sistema eletrônico da Bovespa. Comercializar ações, portanto, o investidor precisa ser cliente de uma dessas empresas. Elas oferecem análises de mercado que indicam o melhor momento para comprar e vender papéis para obter melhores resultados. Já os bancos administram fundos de ações, cestas que variam conforme os resultados das empresas cotadas na Bolsa, neste caso, é o banco quem decide quando e como investir.
As operações ocorrem assim: supondo investidor x quer comprar ações de uma determinada empresa; já o investidor y quer vender papéis da mesma companhia. Ambos enviam ordens de compra e de venda, respectivamente, para suas corretoras. Elas,transmitem os pedidos para o Mega Bolsa - o sistema eletrônico de negociação da Bovespa, que compara todas as ofertas em tempo real. Caso o valor oferecido pelo investidor x seja igual ao valor pedido pelo investidor y, o negócio é fechado instantaneamente. Se os valores não forem compatíveis, o sistema compara outras ofertas até encontrar um negócio que satisfaça as duas partes. Milhares de investidores comprando e vendendo ações todos os dias, as operações são fechadas rapidamente.
Não existe valor mínimo para começar o valor varia entre os preços das ações e também as taxas cobradas pelo investidor, em geral a compra é feita por lote de ações.

Popular Posts