14 abril 2011

Como surgiu a VOGUE?

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Revista Vogue, dedicada essencialmente ao tema moda, foi lançada a 17 de dezembro de 1892, nos Estados Unidos da América, e, desde então, tornou-se numa das publicações mais famosas e vendidas no mundo. A Vogue era uma revista semanal destinada às mulheres, onde os temas eram sobre sociedade e moda, ilustrados com desenhos.O primeiro número, foi publicado um artigo que falava da moda em Paris (o centrodo mundo no que respeitava às novidades do vestuário feminino) e ainda um outro sobre osgorilas, os chimpanzés e os homens. A revista foi adquirida pelo grupo editor Condé Nast, proprietário da Vanity Fair, GQ, entre outras publicações, e sofreu uma profunda renovação. As novidades imediatas foram permitir aos leitores fazer compras por correspondência, um método inovador para a época. Nesse mesmo ano, apareceu pela primeira vez uma fotografia na capa, a preto e branco, e surgiram números especiais dedicados a um tema específico. Ano seguinte, a publicação passou a ter uma periodicidade quinzenal e em nível de conteúdo deixando de ser uma simples revista. Além da moda e sociedade, temas relacionados com arte, costumes, literatura, belas artes, música, teatro, etc. Apesar de tudo, apenas raramente surgiam ilustrações coloridas. Ainda em 1910 foi publicada, pela primeira vez, uma entrevista a um costureiro, classe que só nesta época começou a ganhar notoriedade pelo seu trabalho na confecção de roupas. O escolhido foi Paul Poirete. Fotógrafos passaram a ganhar um papel muito importante no mundo da moda e começaram a partilhar com os ilustradores a tarefa de embelezar as páginas das revistas. Atualmente, para além das edições em papel, a Vogue é bastante difundida via Internet encontra com versões para países como os Estados Unidos da América, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Austrália, Japão, Coréia do Sul e Taiwan. Em outubro de 2002, foi lançada a versão portuguesa da revista. Publicidades apresentadas na edição brasileiras mostram que a imagem dominante é a forma e a beleza do corpo feminino, a publicidade transmite as receptoras a aceitar novos produtos que não correspondem à satisfação de suas necessidades básicas. Crescem os ideais e desejos de consumo. Fica para trás o glamour das atrizes hollywoodianas e apresenta um sonho mais palpável. A publicidade na edição nacional torna-se mais elegante. Os editoriais de moda nacionais apresentam um corpo elegantemente vestido, com marca e identidade própria. Não basta seguir a moda, estar bem-vestido é uma questão de informação. Ser elegante é uma questão de educação. Algo que se aprende com a prática diária, e é, sobretudo, uma profunda reflexão sobre si mesmo. Os seguintes editoriais encontrados na Vogue brasileira demonstra um ar elegante, clássico, feminino e sofisticado. Em mundo globalizado, a individualidade impera com o mito da beleza.

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