15 abril 2011
Os avanços da Astronáutica
Depois de conquistar os ares e voar como os pássaros, o homem se propõe agora a ir mais longe. Seu sonho é se lançar ao espaço, abandonando esse seu lar planetário para conhecer outros mundos. Daí a preocupação constante em aprimorar cada vez mais seu conhecimento sobre o Universo e desenvolver os recursos tecnológicos que possibilitem essa aventura.
Embora esse sonho de sair da Terra já seja antigo, aparecendo na forma de mitos e lendas em vários povos da Antiguidade e, mais recentemente, na forma de histórias de ficção cientifica, podemos colocar como um marco inicial da Astronáutica o lançamento ao espaço do primeiro satélite artificial, o Sputnik, em 4 de outubro de 1957.
A partir desse feito, o progresso tem sido constante. Em abril de 1961, ocorreu o primeiro vôo orbital de Iúri Gagárin, que imortalizou a frase: “A Terra é azul”. Em maio de 1961, a Nasa (agência espacial norte-americana) lançava o seu Projeto Apolo, que culminou com a descida do primeiro homem na Lua em 20 de julho de 1969.
Outras aventuras tão fascinantes como essa “conquista da Lua” não voltaram a acontecer, pelo risco sempre presente em viagens desse tipo (recordam-se do acidente com a Apolo 13) e devido ao fim da Guerra fria, quando deixou de existir a necessidade de uma potência mostrar para a outra a quem estava na frente. Entretanto, as atividades e pesquisas espaciais continuam agora num clima não de competição, mas de colaboração entre as nações.
A grande discussão hoje em dia é se, com tantos problemas a resolver aqui na Terra, vale a pena mobilizar recursos visando á exploração do espaço. É um aspecto importante, que deve ser objeto de muita ponderação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário