13 maio 2011
Os góticos
Os góticos é uma cultura que teve inicio no Reino Unido, no começo conhecidos como Dark , está diretamente associada ao estilo de música:
-Darkwave/Gothic
-Rock
-Pós Punk
-Ethereal Wave
-EBM
-Synthpop
Suas músicas voltada para o lado sombrio, para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo.
Sua estética sombria com maquiagens fortes, cabelos desfiados, desarrumados e desgrenhados, baseados no Preto, muitas vezes com adições coloridas e de acessórios baseadas em filmes futuristas, como no caso dos cyber-goths.
A palavra ao longo dos tempos, se tornou sinônimo de tudo que fosse medieval, sombrio, assustador, fantasmagórico, macabro, amedrontador e similares.
Há vários estilos literários apreciados por seus integrantes, entre eles, no Horror Gótico (Horace Walpole, Mary Shelley, Bram Stocker, etc), Romantismo (William Blake, Lord Byron, Edgar Allan Poe, etc) a poesia Simbolista/Decadentista (Charles Baudelaire, T.S. Eliot, Rimbaud, Oscar Wilde, etc) o romance Existencialista (Camus, Sartre, etc), Literatura Beat (Ginsberg, William Burroughs).
Sua subcultura é uma religião laica, ou seja, sobre neutra a qualquer religião, estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e paganismo, seguem à risca presunçosa e equivocada em denominarem aos outros pertencentes a ela apenas como Wiccas, Pagãos ou satânicos, sendo estes, como mencionado inicialmente, livres de qualquer doutrina ou Sociedade Secreta.
Pode-se denominar como "esteriótipos visuais" das mais variadas referências adaptadas de cada indivíduo para si, são mesclagens criativas que abrangem desde Vitoriano, Edwardiano, Romantic Goth, Dandy, Steampunk, Dark cabaret, Fetish (estética BDSM), Cybergoth, Perky Goth, Pin-up,"Deathrocker", Medieval, Trad goth (ou góticos tradicionais oitentistas), alguns inspirados em filmes como os de Tim Burton, expressionismo alemão, ou clássicos da Hammer, entre outros meios de inspirações, que denunciam seus gostos particulares.
A cor preta que tanto usam tem como visualidade juvenil, a cor é uma representação de estética, a presença de adultos na sub-cultura especialmente a norte-americana e européia é em grande escala, o que modifica os conceitos sobre a sub-cultura tratar-se de algo juvenil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário