29 junho 2011
Cores Urbanas
Existem três blocos: Pintura Mural, através de diferentes artistas, o primeiro bloco traz vsão histórica sobre murais; o segundo bloco a urbanização das cidades, que leva a arte as ruas com artistas da década de 50, o interesse político na produção de obras de murais, e ainda os murais mexicanos, o terceiro bloco parte de um afresco do artista Rebolo, segue para o grafite e suas técnicas como arte urbana.
Patrimônio Cultural: restauração e conservação, o grafite e a pichação e a política de incentivo á arte Pública.
Processo de Criação: o trabalho do artista, a pesquisa o estudo.
Materialidade: afrescos, pinturas, aerografia, máscaras, azulejos, modelagem em concreto, colagem, computar, stencil-art.
Os murais como o grafite, são uma forma de comunicação urbana, é uma linguagem cuja plasticidade interfere esteticamente na paisagem urbana, formando um repertório de imagens rápidas e de identificação imediata.
A pintura de mural como linguagem cria e reinventa um lugar, particularizando e personalizando aquilo que antes era um espaço neutro cotidiano, normal e corriqueiro. Dessa forma, atua sobre o olhar dos transeuntes, estabelece novas possibilidades de relação do público com seu meio, surpreendendo, interagindo, intrigando, chocando, maravilhando.
Aerografia: Técnica de pintura na qual se utiliza uma pistola ligada a um compressor de ar para produzir jatos de tintas.
Afresco: é uma técnica feita em paredes ou teto rebocadas enquanto a argamassa está úmida.
Arte Pública: termo amplo que pode abranger todo tipo de manifestação artística que é realizada em espaço pública.
Grafite: desenho feito em paredes ou muros que congrega figuras ou letras, feitos em sua maioria com tinta spray e utilizando-se de máscaras.
Mural: um mural é uma pintura feita diretamente em paredes e muros.
Stenal-Art: técnica em que o grafiteiro utiliza um cartão, que pode ser feito em cartolina ou papelão, com formas recortadas que ao receber o jato de spray, só deixa passar a tinta pelos orifícios determinados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário