17 junho 2011
São Paulo Fashion Week
O São Paulo Fashion Week (SPFW) é o maior evento de moda do Brasil realizado na Bienal de São Paulo do Parque do Ibirapuera em São Paulo onde é um evento de grande destaque para o mundo todo que vem de fora.
Esse evento começou a ser realizado no ano de 1996, quando era conhecido como Morumbi Fashion Brasil. O evento ganhou o nome atual em janeiro de 2001, em sua décima edição.
No período de 1995 que o Morumbi Fashion sacudiu o mundo da moda brasileira. No início, eram quatro desfiles por dia com público de 300 pessoas. Nesse período começaram surgir as supermodelos brasileiras como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Ana Claudia Michels, Alessandra Ambrósio dentre outras hoje todas com carreira e fama internacional que trouxeram mais renome e prestígio ao evento. Muitos nomes de estilistas despontaram nessa época também, como Ricardo Almeida, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho, Victor Dzenk, Ronaldo Fraga, Amir Slama, Tufi Duek, Maria Fernanda Lucena, Neil Barret, Patrícia Vieira, Raia de Goeye, Lorenzo Merlino, Marcia Ganem. Nessa época muitas marcas brasileiras como Colcci, Osklen, Cavalera, TNG, Triton, Virzi, Zapping, Animale começaram a ter fama internacionalmente e se tornaram multimarcas.
Durante este tempo, estilistas, produtores, modelos, patrocinadores, tecelagens, jornalistas, agências, indústrias e técnicos se profissionalizaram e ganharam espaço na área. Por isso, este evento de moda é hoje o mais importante da América Latina e aparece como a quinta maior semana de moda do mundo, ao lado de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres. Além de estruturar toda indústria têxtil do país, o evento já foi marcado por campanhas pela fome, pela prevenção do Câncer e da Aids, reciclagem do lixo, educação e tantas outras causas sociais.
Acirrados pela abertura das importações do Governo Collor os empresários foram obrigados a investir em tecnologia, máquinas e mão-de-obra especializada, para concorrer com o mercado estrangeiro que crescia no Brasil.
É um dos maiores eventos onde todos as pessoas que são interessadas pelo mundo da moda gostam de participar e conhecer novas coleções, o evento acontece duas vezes por ano, com duração de cinco dias cada uma, em janeiro, apresentando a coleção de inverno e outra em julho, com a coleção de verão. Nesses anos, os investimentos cresceram de 600 mil reais em sua primeira edição, para mais de cinco milhões de reais por edição. E também ouve um aumentou significativo do numero de estilistas que participam do evento de 21 para 46 participantes e seu público também cresceu, agora são mais de setecentos mil pessoas que visitam o evento contra cem mil em 96.
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