O sistema de cota é simplesmente conhecido como cota racial, mas porque é uma cota racial, pra quem não sabe é um sistema em que o governo cria vagas em instituições públicas ou privadas para as classes sociais mais desfavorecidas.
Esse sistema acelera o problema de inclusão social, em grupos da margem da sociedade tais como: étnicos ou raciais, classes sociais, imigrantes, deficientes físicos, mulheres, idosos, dentre outros.
Para muitas pessoas esse sistema pode ser considerado, uma entrada mais fácil em instituições publicas, na maioria das vezes essas pessoas só precisam ter a média de corte entre 400 para entrar, enquanto as escolas particulares precisam de 900, dependendo da instituição.
Muitas pessoas podem levar isso para um lado positivo pela questão de conseguir entra na instituição com mais facilidade, mas será mesmo que o sistema de cota pode ser uma facilidade a você?
Na maioria das vezes as pessoas pensam assim o que elas não sabem é, o que adianta uma pessoa com a nota de corte no mínimo 400 conseguir entra numa instituição publica e quando estiver lá, terá muitas dificuldades em seu curso, por que essa pessoa passou com uma nota mínima ao qual não tem tanta capacidade a que passou uma nota de corte de 900.
Isso também deve ser uma lado muito pensando e discutido, a muitas pessoas que preferem entrar pelo sistema de cotas, mas na realidade estão entrando, com a tal capacidade que a instituição quer se seja um bom profissional? A cada pessoa deve ser questionado o que a sua escolha prefere, o sistema de cota pode ser solicitado se você estiver na margem da sociedade em que o sistema faz sua parte para tais grupos sociais.
Postar um comentário