21 junho 2012
A China sobe para segundo
Com três décadas de crescimento intenso, a economia chinesa ultrapassa a do Japão e fica atrás apenas da norte-americana.
Em 2010, a economia da China totalizou o segundo maior volume de riqueza ( Produto Interno Bruto PIB) mundial, superando a do Japão, que se mantinha nessa posição havia quatro décadas. Trata-se de um novo patamar provocado, em parte, pela crise financeira iniciada no fim de 2008, que resultou em baixa atividade econômica do Japão e também dos Estados Unidos e da União Europeia.
Porém, é inegável que o crescimento da esconomia chinesa é impressionante, e se mantém em ritmo acelerado há mais de três décadas.
O páis é considerado um dos "geradores globais de crescimento", ao lado de Bangladesh, Egito, Indonésia, Índia, Iraque, Mongólia, Nigéria, Filipinas, Sri Lanka e Vietña.
São países que atraem investimentos estrangeiros em razão, principalmente, do grande número de habitantes em idade produtiva. A China tem hoje a maior população do mundo, mais de 1,3 bilhão de pessoas, sendo 73% em idade economicamente ativa ( entre 15 e 64 anos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário