14 abril 2011
O que é sujeito ético?
O homem possui uma consciência sobre todas as suas ações sejam elas motivadas por instintos ou emoções ou motivadas por princípios racionais. Essa consciência revela-se como senso moral.
Nossa dúvidas manifestam nosso senso moral e põem em prova nossa consciência exigindo responsabilidade por nossas ações. A consciência moral possui uma dimensão que vai analisar e julgar todos os fatos humanos. Essa consciência possui duas estruturas: Juízo de fato e Juízo de valor.
O Juízo de fato são constatações de fatos da realidade.
O Juízo de valor são avaliações, sínteses e julgamentos sobre os fatos.
Para que haja conduta ética é preciso que exista uma agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado. Consciência e responsabilidade são conduções indispensáveis para a vida ética.
A consciência moral manifesta-se a capacidade para deliberar diante das muitas possibilidades e na capacidade de escolher antes de agir. A vontade é a característica central do poder deliberativo e decisório do agente moral.
O sujeito ético é a pessoa humana e só pode existir através dos seguintes constituintes:
- ser consciente de si e de outros
- ser dotado de vontade
- ser responsável
-ser livre
A vida ética é, portanto, constituída por dois pólos: O sujeito moral e os valores em virtudes éticas. Essas duas dimensões estão inter relacionadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário