19 junho 2012
China
A história da China atual tem início com a Revolução Comunista de 1949, de Mao Tsé-tung
História e revolução
A China é o berço de uma civilização milenar e formou um vasto império no século II a.C., época em que teve inicio a cosntrução da Grande Muralha. O contato com o Ocidente começou no fim da Idade Média.
No século XIX, a região passou a ser dominada pela potência da época, a Grã-Bretanha, que obteve exclusividade no comércio de ópio.
A china foi derrotada nas duas Guerras do Ópio (1839-1842 e 1856-1860) e perdeu a soberania de Hong Kong para os britânicos - a região só voltou para o controle chinês em 1997.
A primeiras décadas do século XX foram marcadas por invasões estrangeiras e conflitos internos. O partido Nacionalista (Kuomintang) e o Partido Comunista Chinês (PCCh) desempenharam papel central na resistência à dominação externa.
Na década de 1930, despontou Mao Tsé-tung. Liderando 90 mil comunistas, deslocou-se por 9 mil quilômetros em direção ao norte, numa façanha chamada de Grande Marcha ( 1934- 1935).
Em 1949, os comunistas lideraram a Revolução Chinesa, ao final da qual foi proclamada a República Popular da Chia, com Mao como líder.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário