19 junho 2012

Mudanças à vista em Cuba

0 comentários


Para reativar a economia, o governo passou a incentivar o trabalho autônomo e cooperativo, e arrendar terras e a flexibilazar o varejo.

Ou mudamos o curso ou afundamos, declarou o presidente Raúl Castro, no período preparatório ao 6 º Congresso do Partido Comunista Cubano, em abril de 2011, em Havana.

A declaração em  tem importância, pois Cuba é o único país com regime comunista no continente americano. Há mudanças à vista. Mas serão profundas?

O último congresso do Pc Cubano havia acontecido em 1997, e nos 14 anos que separam os dois encontros houve grande piora na economia do pais. Cuba é um país de 11 milhões de habitantes, no qual 78%  dos 5,1 milhões de trabalhadores são funcionários públicos.

Cuba vive sob o peso de cinco décadas de embargo econômico do governo dos Estados Unidos, um bloqueio que foi renovado em setembro de 2010 pelo presidente Barack Obama. Agora, o regime cubano enfrenta, também, as consequências da crise que aintigiu a economia mundial a partir de 2008.

O que está por trás do embargo é uma pressão permanente de fora para mudar a situação vigente em Cuba desde que o grupo liderado por Fidel Castro e Che Guevara conquistou o poder, na Revolução de 1959. O movimento guerrilheiro derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista, um aliado dos Estados Unidos.

Popular Posts