25 junho 2012

Os EUA anunciam menos tropas no Afeganistão

0 comentários





Os Estados Unidos planejam começar a reduzir seu contingente no Afeganistão nos próximos meses. Atualmente, há mais de 100 mil soldados norte-americanos em território afegane. Segundo Obama, os 33 mil soldados enviados aos país a partir do fim de 2009 devem voltar para a casa até setembro de 2012 - 10 mil em 2011 e o resto em 2012.

Com a retirada, o contingente norte-americano no país ficaria com 68 mil soldados.

Obama justificou o anúncio afirmando que os Estados Unidos atingiram, em boa medida, seus objetivos no Afeganistão agora que a rede terrorista Al Qaeda está enfraquecida dos dois lados da fronteira ou seja, também no Paquistão. Mas isso não significa que o Afeganistão esteja perto de ser pacificado.

Quando Obama autorizou o incremento de 33 mil soldados (o "surge", que em inglês significa "aumento"), o Afeganistão enfrentava o ressurgimento da guerrilha islâmica, com destaque para o grupo fundamentalista islâmico Taliban.

De acordo com Sipri (instituto especializado no acompanhamento de conflitos), o número de ações dos rebeldes saltou de 2.388 em 2005 para 13 mil em 2009. Isso aconteceu porque o Taliban se reorganizou nas áreas tribais do noroeste do Paquistão, regiões fora do controle das forças de segurança paquistanesas.

Popular Posts