22 junho 2012
Petrodólares
Nas últimas décadas, a economia Venezuela se baseia na exploração das resercas de petróleo.Dona da segunda maior reserva mundial de petróleo e integrante da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Venezuela tem no "ouro negro" cerca de um terço do PIB e 90% de suas receitas com exportações.
Apesar da retórica anti-Estados Unidos de Chávez, a Venezuela depende das volumosas compras de petróleo feitas pelos norte-americanos.
Ano a no, porém, a quantia importada pelos Estados Unidos da Venezuela vem caindo: de 16,1% do total importado pelos norte-americanos em 1998, início da era Chávez, para 9,1% em 2009.
Chávez vemt entando diminuir essa dependência e busca achar novos países para exportar sua produção.
Em razão da queda do preço do petróleo no mercado internacional desde 2009, a Venezuela enfrenta sérios problemas econômicos.
A redução de receitas afeta diretamente os programas socias de Chávez. A queda atinge também as relações externas, que se apoiam na oferta de petróleo barato a países aliados.
Em abril de 2010, a Venezuela obteve um empréstimo de 20 bilhões de dólares da China, em troca de fornecimento de petróleo. O contrato é estratégico, porque no mercado chinês pode absorver parte do petróleo atualmente vendido aos EUA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário