21 junho 2012
Ascensão de Chávez
Hugo Chávez começou sua trajetória política em 1992, quando era coronel, e comandou uma tentaiva de golpe de Estado contra o então presidente Carlos Andrés Pérez.
O movimento foi derrotado, e seus líderes, presos. Contudo, o prestígio de Chávez passou a crescer, identificado como defensor da independência nacional e dos interesses dos pobres.
Solto em 1994, conseguiu se eleger presidente em 1998, com 56,2% dos votos. Ao tomar posse, encaminhou a adoção de uma nova Constituição, que reforçou os poderes do presidente, cujo mandato passou de cinco para seis anos, com direito a reeleição.
Com as mudanças, Chávez submeteu-se novamente a eleições em 2000, e recebeu 60% dos votos. O presidente adotou então uma política esquerda, entrando em choque com setores conservadores.
Iniciou-se uma disputa com a oposição, que, entre 2001 e 2002, uma tentativa frustada de golpe chegou a afastar das Forças Armadas e das camadas mais pobres da população e reconduziu ao poder.
A oposição então buscou milhões de assinanturas para reforçar a convocação de um referendo, em 2004, para decidir se o presidente deveria ou não continuar.
Depois de uma campanha acirrada, sua permanência foi aprovada por 59,3% dos eleitores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário