06 junho 2012
Todo mundo amontoado
A população nas cidades continua a crescer, o que desencadeia desadios como problemas socioeconômicos e ambientais a enfrentar.
Hoje, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), vivem em centros urbanos cerca de 3,5 bilhões de pessoas, metade da população mundial. E essa concentração deve avançar bastante nas próximas décadas: de cerca de 50% em 2009 para 69% em 2050.
A população rural, por outro lado, deve aindar crescer por mais alguns anos, atingindo o máximo de 3,4 bilhões em 2020, para depois começar a decair, lentemente, até 2,9 bilhões em 2050.
O principal motor desse anvanço da popualção urbana está nas nações menos desenvolvidas, particularmente da África e da Ásia, onde atualmente 60% da população ainda mora no campo. O ritmo de urbanização nesses países já é muito maior do que a média das nações desenvolvidas.
Estima-se que, entre 2009 e 2025, as nações desenvolvidas apresentem redução de 1% da população nas cidades. Já entre as nações mais pobres, deverá haver aumento de 0,22% ao ano.
A esse processo de aumento da concentração da população nas cidades dá-se o nome de urbanização. Da maneira como ocorre atualmente, a urbanização teve início nos países europeus com a Revolução Industrial, no século XVIII.
As nações em desenvolvimento começaram a se urbanizar apenas depois do término da II Guerra Mundial, mas de forma muito mais acelerada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário