20 maio 2011

Os significados de Cultura

0 comentários

O emprego da palavra “cultura”, no cotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais.
Félix Guittari, pensador francês (1930-1992) interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de “cultura” em três grupos.

Cultura-valor: é o sentido mais antigo e aparece claramente na idéia de “cultura o espírito”. É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não tem ou determinar se o individuo pertence a um meio culto ou inculto, definindo um julgamento de valor sobre essa situação.

O segundo significado, designado cultura- alma coletiva, é sinônimo de civilização. Ele expressa a idéia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Nessa acepção, pode-se falar de cultura negra, cultura chinesa, cultura marginal, etc.

O terceiro sentido, o de cultura-mercadoria, corresponde a “cultura de massa”. Nessa concepção, cultura compreende bens ou equipamentos- como os centros culturais, os cinemas, as bibliotecas as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos, e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtos- como filmes, discos e livros- que estão à disposição de quem quer e pode comprá-los, ou seja, que estão disponíveis no mercado.

Popular Posts