20 maio 2011

Pioneirismo Lusitano

0 comentários

O condado Portucalense foi dado com feudo a Henrique de Borgonha rei de Castela e Leão. Em 1119 Afonso Henriques filho de Henrique tonar-se o novo senhor do feudo já que seu pai faleceu e, contrariando as normas da vassalagem, declara-se rei o rei de Portugal rompendo, assim, o vinculo de vassalagem existente dando inicio a dinastia de Burgonha.

Em 1383 o rei de Portugal faleceu e o trono seria ocupado por sua filha Isabel que havia se casado com o rei de Castela e Leão.
Temerosa pelo futuro do país a burguesia compamou o povo a se revoltar contra aquela situação, pois se o tono Português ficasse nas mãos de Isabel certamente Portugal voltaria a ser parte do reino de Castela.

Apoiada pela pequena nobreza à burguesia conseguiu evitar que o trono fosse para Isabel e em seu lugar colocaram D. João; mestre da Ordem de Avia que assumiu o trono Português contra a vontade da alta nobreza, evidentemente contra os desejos do rei de Castela.

De 1383 até 1385 os Portugueses lutaram para garantir a sua independência e este movimento o primeiro Estado Nacional Absolutista e a Primeira Monarquia Absolutista Européia.

Popular Posts