15 junho 2012

Mundo árabe em ebulição

0 comentários


Os protestos por democracia em países do norte da África e do Oriente Médio provocam conflitos que parecem longe de chegar ao fim!

A onda de revoltas em países da África do Norte e do Oriente Médio, iniciada em janeiro de 2011 na Tunísia, prosseguiu durante todo o primeiro semestre do ano. No entanto, após a queda relativamente rápida dos ditadores na Tunísia e no Egito, a Primavera Árabe ingressou numa fase mais difícil e muito violenta.

As revoluções populares espalharam-se pela região e expressaram-se de diferentes formas em países como Líbia, Síria, Barein e Iêmen.

No entanto, em vez de deixarem o poder ou promoverem reformas para melhorar a situação em seus países, os governantes usaram a força, com intensidades variadas, para dispersar a multidão nas ruas e abafar os protestos.

Como resultado, alguns desses países estão imersos em conflitos, enquanto outros se encontram em graves crises políticas, que se prolongam há meses. Tunísia e Egito, por seu lado, vivem um processo tumultuado e ainda incerto de transição de regimes autocráticos para a democracia.

Popular Posts